por Nacho Belgrande
Para qualquer canto que você olhe, empresas e bandas estão mudando seus destinos para o Facebook. A VEVO acaba de mudar todo seu sistema de cadastramento para ‘a rede social’, e o Spotify não deve demorar pra fazer o mesmo.
Investidores estão depositando tudo em sites e serviços como o RootMusic, que giram totalmente em torno do Facebook, enquanto bandas acham que ‘likes’ no Facebook são TRÊS VEZES MAIS IMPORTANTES do que cadastramentos em listas de email.
Há uma razão óbvia para tudo isso. Mas também há um contraponto evidente: o Facebook pode – e irá – mudar as regras em relação a você da noite pro dia, muitas vezes com pouca antecipação ou nenhuma. Isso poderia levar a alterações incômodas, melhorias excelentes, ou guinadas dramáticas que poderiam muito bem chocar seu modelo de conduzir os negócios.
Que é EXATAMENTE O QUE ACONTECEU na quarta-feira passada, deixando todo mundo se rasgando para adaptar-se.
Isso tudo é parte de uma grande mudança de layout que gira em torno da timeline, e as mudanças poderiam ter um impacto dramático sobre os artistas e os negócios facebook-cêntricos.
A maior parte das mudanças parece ser isso: como parte da reviravolta, as bandas não podem mais fazer de sua página com aplicativo a página inicial de seus perfis (por exemplo, RootMusic, BandPage). Ao invés disso, todos os visitantes serão direcionados à página inicial com a timeline, com aplicativos relegados a uma tabela. O que implica em muito menos controle pros artistas, e um atraso potencialmente monstruoso para empresas como a RootMusic (e num grau menor, pra FanBridge, ReverbNation e outras).
A maior parte das mudanças parece ser isso: como parte da reviravolta, as bandas não podem mais fazer de sua página com aplicativo a página inicial de seus perfis (por exemplo, RootMusic, BandPage). Ao invés disso, todos os visitantes serão direcionados à página inicial com a timeline, com aplicativos relegados a uma tabela. O que implica em muito menos controle pros artistas, e um atraso potencialmente monstruoso para empresas como a RootMusic (e num grau menor, pra FanBridge, ReverbNation e outras).
E há mais manobras sendo enfiadas na sua garganta, muito provavelmente com pouco ou nenhum aviso. Isso inclui certas limitações em sua foto gigante de 815×320. Por exemplo, uma banda não pode incorporar nenhuma linguagem de marketing, ofertas especiais, como broches, ou camisetas.
Assim sendo, a RootMusic criou um guia rápido e compreensível para todas essas mudanças. É um belo auxílio – e lembre-se: as mudanças são obrigatórias até o dia 31 de março.
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Fonte: Facebook: site muda regras e pega bandas de surpresa
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