quarta-feira, 7 de março de 2012

São Paulo ganha maior mostra sobre Rock da América Latina

Com pocket shows, bate-papos, wokshops, exibição de filmes e documentários de rock, mostras de fotografia e conteúdo interativo, exposição na Oca, no Parque do Ibirapuera,  fará brilhar os olhos dos fãs do gênero musical e aqueles que já tenham sido tocados por esse fenômeno que mudou o mundo

Além da temporada de festivais e shows, que trará ao país grandes nomes internacionais ao longo de 2012, roqueiros e amantes da música já podem comemorar a realização de outro megaevento neste ano, no país. De 4 de abril a 27 de maio, das 10h às 22h, São Paulo vai ganhar a maior mostra de rock da América Latina. Realizada nos 10.500 m² da Oca, no Parque do Ibirapuera, Let´s Rock: A Exposição vai reunir em diversos ambientes uma série de exibições, pocket shows, palestras, workshops inéditos e exclusivos que farão do evento mais uma atração de peso para os aficionados do gênero musical e aqueles que queiram conhecê-lo mais.

“Um ‘riff’ de guitarra, aquele refrão contagiante, um festival inesquecível, ídolos desafiadores: o rock marca a vida das pessoas há gerações com diferentes sotaques, timbres, imagens e sensações. Símbolo de liberdade, paz, amor, rebeldia e transgressão, o gênero revolucionou a moda, os valores e o comportamento de gerações. Com Let´s Rock, vamos proporcionar uma viagem única a esse universo”, diz José Antonio Algodoal, músico e curador da exposição, empresa organizadora da mostra – a antiga Móbile, que ganhou novo nome.

Numa parceria com museus (como o Rock and Roll Hall of Fame and Museum, de Cleveland, EUA), alguns dos maiores colecionadores do mundo como os brasileiros Marcel Castro, Marcos Malagoli e fotógrafos (como o célebre Bob Gruen) e publicações especializadas, a Let’s Rock vai oferecer instalações e um extenso conteúdo audiovisual que proporcionarão uma experiência extraordinária e inesquecível aos roqueiros e apreciadores do gênero que mudou, para sempre, a história da música. 

Entre os destaques internacionais da mostra, estão Elvis Presley, Beatles, Rolling Stones, U2, Bob Dylan, Nirvana, The Who, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Pink Floyd, David Bowie, Queen e Ramones. O rock brasileiro ganha projeção com Sepultura, Secos & Molhados, Legião Urbana, RPM, Rita Lee, Ira, Arnaldo Baptista, Raul Seixas, Cazuza, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Mutantes, mas também é retratado em seus diferentes movimentos e momentos, como a Jovem Guarda, Tropicalismo, Clube da Esquina, Rock e Soul Carioca, Psicodelia, Rock Pauleira, Rock Rural, Invasão Nordestina, Progressivos, Metal Paulista, Vanguarda Paulistana, Punk, Post Punk, New Wave, Rock Gaúcho, Folk Brazuca, Mangue Beat, Skate Rock, Pop Rock, Coloridos, alternativos da geração 80 e 90, as cenas carioca, baiana, mineira, paulista e de Brasília e, finalmente, os novos alternativos e as promessas. 

A mostra

Térreo: Let’s Rock – Logo na entrada da Oca, percorrendo um tubo de 20m, o visitante terá contato com uma “timeline” (linha do tempo) que trará por meio de fotos, textos, recursos gráficos e canções que se tornaram clássicos, alguns dos principais fatos das seis décadas da história do rock, desde os anos 50 até a primeira década do século XXI. Abrigados em meio aos andaimes instalados no espaço, figurinos, instrumentos, cartazes e outros objetos vão atiçar ainda mais o interesse dos fãs do rock e daqueles que já tenham sido tocados por esse fenômeno musical, bem como aguçar a curiosidade das pessoas que ainda não tenham intimidade com o universo cultural.

No mesmo andar térreo, haverá um espaço dedicado à “Rolling Stone”, no qual serão expostas as capas históricas da revista; um estande da Tagima e N.Zaganin, onde os visitantes poderão tocar em diferentes modelos de guitarras das conceituadas marcas (alguns deles, considerados melhores que as míticas Fender); uma loja da It´s Only Rock ´n´Roll, que comercializa produtos legais e licenciados de cantores, cantoras e bandas; e serviços de bar e chapelaria.

Subsolo:  – Com cerca de 200 fotos, o subsolo receberá exposições dos fotógrafos brasileiros Rui Mendes (que retratou, principalmente, a cena musical dos anos 80 no país) e Marcelo Rossi (responsável pela cobertura de shows épicos em território nacional, como os do ACDC, Kiss e Faith No More), além de uma grande mostra do fotógrafo americano Bob Gruen. 

Considerado um dos maiores fotógrafos da história do rock, Gruen fotografou ao longo de sua carreira ídolos e bandas como Rolling Stones, Led Zeppelin, John Lennon, Debbie Harry (Blondie), Sid Vicious (Sex Pistols), Kiss, The Clash, Iggy Pop, David Bowie, Elvis Presley, Patti Smith, The Jackson 5 (Michael Jackson), Ramones e Bob Dylan, entre outros. Além de expor seus trabalhos, Gruen também estará presente na abertura do evento e ainda fará uma palestra na qual falará sobre sua experiência como fotógrafo e os bastidores de algumas das fotos mais famosas da história, que estarão expostas na Let´s Rock.

No subsolo da Oca, será instalado um auditório para 250 pessoas onde vão acontecer pocket shows de cantores, cantores e bandas, workshops com músicos, bate-papos e exibição de filmes e documentários sobre rock, como “Titãs: 30 Anos”, “Herbert de Perto” e “Arnaldo Baptista”, além de seis lounges, nos quais os visitantes poderão ouvir playlists dos mais diferentes estilos do rock, criadas especialmente para o evento, com canções do Rockabilly, Surf Music, Country Rock, Psicodélico, Brit Invasion, Garage, Jovem Guarda, Punk, Progressivo, Glam and Glitter, Pauleira, Blues Rock, New Wave, Synth Pop, Post Punk, New York Coldwave, Madchester, Brock, Alt Brasileiro, Mangue Beat, College Rock, Brit Pop, Grunge, Hardcore, Eletroclash, Nu Metal, Neo Folk, Stoner e músicas do rock-pop brasileiro dos anos 00.

Ainda no subsolo da Oca, vai ocorrer uma mostra de guitarras customizadas pelo artista plástico e grafiteiro Magoo Felix e por dez músicos brasileiros. Para que todas as pessoas possam participar ao redor do mundo, as guitarras serão posteriormente leiloadas pela internet e a renda será revertida a instituições como a Fundação Viva Cazuza e a Freddie For a Day, ligada ao ex-vocalista do Queen, Freddie Mercury.

Primeiro andar: – O primeiro andar será dedicado a objetos usados por cantores e bandas nacionais e internacionais. Para se ter uma ideia, no espaço o visitante ficará diante de cartazes originais de época, figurinos usados por músicos em clipes e shows, discos, bootlegs (gravações não autorizadas de áudio ou vídeo), instrumentos como o baixo Hofner em formato de violino de Paul McCartney, o famoso baixo em forma de machado de Gene Simmons (Kiss), as primeira baterias do Motorhead e de Igor Cavalera (Sepultura), baquetas do baterista Charlie Watts (Rolling Stones) e até um pinball do The Who.

Os objetos serão expostos em grandes vitrines, que contarão ainda com capas de álbuns, figurinos, instrumentos, fotos autografadas, manuscritos e até um Disco de Ouro do Beatles.

Segundo andar: Let`s Rock Experience – No segundo e último andar, a exposição trará um megaespaço onde o visitante terá a impressão de estar diante da plateia de um show. Esse conceito lembra o que foi criado pelo British Music Experience, um dos parceiros do Let´s Rock, pelo qual se projetam imagens de shows, clipes e outros momentos marcantes do rock em 180 graus, fazendo com que o espectador faça uma imersão sensorial nesse gênero musical.

“Beatles, Queen, Nirvana, Kiss, Elvis, Sonic Youth, The Clash, Led Zeppelin, White Stripes, Libertines, U2, The Who, Jimi Hendrix, David Bowie... Let´s Rock fará brilhar os olhos dos fãs de rock, da cultura pop ou de qualquer um que já tenha sido tocado por esse fenômeno que mudou o mundo”, garante Algodoal, o o curador da Mostra.

O megaevento – que tem a parceria da Tagima, a N.Zaganin e revista Rolling Stone – conta com os benefícios da Lei Roaunet, do Ministério da Cultura, e do Programa de Ação Cultural (ProAc), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Sobre a Hey! Ho! Entretenimento A Hey Ho! Entretenimento, novo nome da Móbile Cultura e Entretenimento, é uma produtora de eventos e assessoria em projetos culturais, especializada em elaborar, implementar e gerenciar ações em todas áreas de cultura e entretenimento.

A Hey Ho! Entretenimento desenvolve projetos culturais com o objetivo de dar visibilidade às diversas vertentes artísticas. Foi responsável pela elaboração e produção da Exposição Bossa 50, na ocasião do cinquentenário da Bossa Nova, no Pavilhão da Bienal de São Paulo.

Serviço
Let´s Rock: A Exposição
Local: Oca - Parque do Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, S/Nº, portão 3
Telefones: (11) 3081-0840
Site: www.letsrockexpo.com.br – no ar a partir de 6a feira dia 9/março
Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia para idosos e estudantes)
Vendas á partir do dia 16 de março, sexta feira
Dias e horário: de terça a domingo, das 10h às 22h 
Estacionamento: no local, com Zona Azul no horário comercial.

Fonte: Roadcrew

Veja mais em www.rocknaveia.com.br
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/RockNaVeiaBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui esta notícia, sem limites, sem moderação.

Quem faz o ROCK NA VEIA

Minha foto
Sou bancário (e isso é muito ruim, acreditem), guitarrista e vocalista da banda Raiobitz (Rio Claro-SP), colaborador do Whiplash.net e pai em horário integral. Curto rock e todas as suas vertentes desde que me entendo por gente e quero compartilhar dessa paixão.