terça-feira, 20 de março de 2012

Pink Floyd: EMI lança parte final de projeto



A gravadora EMI  chegou à etapa final do projeto Why Pink Floyd? com o lançamento de duas edições do disco "The Wall".
No dia 27 de fevereiro de 2012, a EMI lança as edições
 Immersion eExperience do álbum The Wall, do Pink Floyd, o último relançamento do projeto Why Pink Floyd?. The Wall é o segundo disco mais vendido da banda, atrás apenas do clássico de 1973, The Dark Side Of The Moon.
Lançado em novembro de 1979, 
The Wall atingiu o topo das paradas nos Estados Unidos, na França, Alemanha, Suécia e Austrália. Another Brick In The Wall, Part 2 tornou-se um hit, tendo vendido mais de um milhão de cópias em poucas semanas, depois do lançamento.

Entre 1980 e 1981, o Pink Floyd subiu ao palco 31 vezes para apresentar o disco, nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. O show era espetacular e incluía um muro de 40 pés, construído, tijolo por tijolo, na frente do palco, durante os concertos. Desde 2010, Roger Waters tem apresentado a mesma dinâmica em seus shows, em turnê comemorativa do disco. Em maio de 2011, o guitarrista David Gilmour e o baterista Nick Mason subiram ao palco com o ex-baixista da banda, em um show na London O2 Arena, na capital inglesa. Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo receberão a turnê em março e abril deste ano.


A edição Immersion, com sete discos, inclui um DVD com imagens da turnê de 1980 e o documentário Behind The Wall, e, pela primeira vez, CDs com trechos das demos feitas por Roger Waters e versões intermediárias das músicas que fazem parte do álbum. Além disso, há versões inéditas de David Gilmour para Comfortably Numb e Run Like Hell. O box Immersion também inclui o disco ao vivo da turnê de 1980-81. Tanto o box set Immersion quanto a edição Experience incluem uma gravação rara de Another Brick In The Wall, Part 1. Prato cheio para os fãs, as versões demo mostram a evolução até as faixas definitivas. Já The Doctor explora as origens de uma das canções mais aclamadas do disco, Comfortably Numb. Depois das versões Immersion e Experience dos álbuns The Dark Side Of The Moon e Wish You Were Here, as novas edições do The Wall oferecem ao ouvinte uma visão aprofundada de mais este capítulo de sucesso na história do Pink Floyd.


Desde o fim da turnê do disco Animals, Roger Waters começou a definir o conceito do álbum The Wall, que é sobre um personagem fictício chamado Pink, que olha para trás, desde a sua infância até o presente, de fama e sucesso; e é, em parte, autobiográfico. Waters apresentou ao resto da banda uma grande quantidade de canções demo e Pink Floyd gravou seu décimo primeiro entre a França e os Estados Unidos (Nova Iorque e Los Angeles), com auxílio do coprodutor Bob Ezrin e o engenheiro de som James Guthrie.

Além das sessões de gravação da própria banda, houve ainda a famosa participação de um coral de alunos da London’s Islington Green School, que registrou os backing vocals (“We don’t need no education...”) de Another Brick In The Wall, Part 2 nos estúdios Britannia Row, de Pink Floyd. A canção tornou-se o single do álbum e sucesso instantâneo, acompanhado por ilustrações icônicas da história, incluindo os martelos que marcham, de Gerald Scarfe.

Matéria original: Roadie Crew

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui esta notícia, sem limites, sem moderação.

Quem faz o ROCK NA VEIA

Minha foto
Sou bancário (e isso é muito ruim, acreditem), guitarrista e vocalista da banda Raiobitz (Rio Claro-SP), colaborador do Whiplash.net e pai em horário integral. Curto rock e todas as suas vertentes desde que me entendo por gente e quero compartilhar dessa paixão.