segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Blur encerra Olimpíada 2012; banda faz último show antes de parada por tempo indeterminado


O Blur foi a grande atração do festival BT London Live, que aconteceu no domingo (12), no Hyde Park, paralelamente à cerimônia de encerramento das Olimpíadas. O motivo é simples: foi, até onde se sabe, o último show da banda --segundo seu mentor, Damon Albarn, a banda está  jogando a toalha por tempo indeterminado.  

O grupo fechou uma noite que, para "concorrer" com as atrações pop da festa no Estádio Olímpico, como George Michael e Kaiser Chiefs, teve ainda New Order, Specials e Bombay Bycicle Club. Havia muita expectativa para este show, que tinha ingressos esgotados.

Foi provavelmente o mais britânico de todos as apresentações do Blur. Entre bandeiras Union Jack e medalhas, a banda fez vibrar os milhares de "girls and boys", como diz o título de sua música, com clássicos que fizeram história na década de 1990. Em duas horas de show, com o suprassumo do britpop, o Blur resgatou o espírito de um movimento que cresceu e amadureceu.

Motto olímpico

O Blur ofereceu às cerca de 10.000 pessoas que foram ao Hyde Park músicas como "Coffee and TV", "Beetlebum", "Song 2" e "Tender", entre muitas outras, mas não esqueceu o "motto" olímpico. Damon Albarn lembrou de todos os atletas que não puderam estar em Londres por razões políticas, com uma mensagem de paz e amor. O vocalista enalteceu ainda o espírito olímpico que uniu durante duas semanas todo o povo britânico e o mundo.

A noite dourada do Blur foi uma viagem no tempo, mas o revival do britpop parece reverberar ainda mais. Albarn anunciou recentemente que a banda poderá gravar um disco de novo no futuro. Mas quando é o futuro, ninguém sabe.

Com sete albuns lançados, o Blur formado por Damon Albarn (voz), Graham Coxon (guitarra), Alex James (baixo) e Dave Rowntree (bateria) começou em 1989 a sua trajetória, liderando a renovação do rock inglês, e afirmou-se como um dos nomes mais importantes do britpop, que inclui ainda bandas como Oasis, rivais na cena desde então.

Mas o Blur já é um senhor. A prova final, superada, foi ter sido a escolha para o show de encerramento dos Jogos Olímpicos em Londres. Caiu o pano. A festa acabou. Fica o espírito olímpico e a lembrança de duas semanas em que o mundo se uniu numa cidade. Mas foi ao Blur que coube fechar com chave de ouro a jornada Londres 2012.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui esta notícia, sem limites, sem moderação.

Quem faz o ROCK NA VEIA

Minha foto
Sou bancário (e isso é muito ruim, acreditem), guitarrista e vocalista da banda Raiobitz (Rio Claro-SP), colaborador do Whiplash.net e pai em horário integral. Curto rock e todas as suas vertentes desde que me entendo por gente e quero compartilhar dessa paixão.