sábado, 10 de março de 2012

Utilidade Pública pt.3: Ecad diz estar reavaliando cobranças por vídeos musicais na internet


Após o Google ter se manifestado contrário à ação do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) de cobrar taxas de blogs que utilizam vídeos hospedados no Youtube, o órgão divulgou nota, nesta sexta-feira (9), dizendo que “desde 29 de fevereiro, as cobranças de webcasting estavam sendo reavaliadas”. Em nenhum momento o texto fala em “suspensão” da exigência de qualquer taxa a blogs ou sites que postam vídeos hospedados no Youtube.
Segundo o comunicado, “o caso noticiado nos últimos dias ocorreu antes disso [reavaliação]“. O caso a que se refere a nota envolve o blog Caligraffiti, que no dia 2 publicou um texto afirmando que o site havia recebido “um email do ECAD dizendo que teríamos que começar a pagar por embedar vídeos sonorizados do YouTube e Vimeo”. Em razão da notificação, e por orientação de advogados, o blog chegou a passar alguns dias fora do ar.
Diante do ocorrido, o Google, que comprou o Youtube em 2006, disse ver “com surpresa e apreensão” a ação do Ecad “na cobrança direta a usuários da ferramenta de inserção (‘embed’)”. A ferramenta “embed” permite que os vídeos sejam colocados nas páginas de blogs e outros sites – assim, eles não precisam ser vistos na página do próprio Youtube.
A nota do Ecad também comenta o acordo feito com o Google: “Há cerca de dois anos, Ecad e Google mantém firmada uma carta de intenções que norteia o relacionamento entre as organizações. No documento está definido que é possível o Ecad fazer a cobrança das músicas provenientes de vídeos embedados desde que haja notificação prévia ao Google/Youtube”.
Em seguida, o órgão argumenta que o fato de ter enviado enviado qualquer aviso ao Google serve de prova de seus reais objetivos. “Como o Ecad não enviou tal notificação, fica claro que este não é o objetivo do escritório. Se fosse, a necessária notificação prevista na carta de intenções teria sido providenciada.”
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui esta notícia, sem limites, sem moderação.

Quem faz o ROCK NA VEIA

Minha foto
Sou bancário (e isso é muito ruim, acreditem), guitarrista e vocalista da banda Raiobitz (Rio Claro-SP), colaborador do Whiplash.net e pai em horário integral. Curto rock e todas as suas vertentes desde que me entendo por gente e quero compartilhar dessa paixão.